Campo do Porral, Escolha, 2019

Vinho Verde

Conceito. Fazer um Vinho Verde com uvas maduras, vinificadas com enorme rigor, mas de forma minimalista, de maneira a que o vinho expresse as características das castas e do local de produção, e mantenha o estilo de um Vinho Verde clássico.

A colheita.  O ano de 2019 teve um abrolhamento precoce e um crescimento inicial rápido das videiras. A floração, com tempo quente e seco permitiu, o vingamento uniforme dos cachos. A maturação foi lenta inicialmente mas o calor no final de Agosto levou a um amadurecimento equilibrado das uvas e permitui a vindima antes das chuvas do equinócio.

Tecnologia. Esmagamento com desengace total das uvas, seguido de prensagem suave e decantação natural durante 48 horas. Fermentação a 18 °C, em cuba inox, seguida de trasfega. Filtração apertada e engarrafamento com pouco sulfuroso.

Notas de Prova. É um vinho cativante pelo aroma floral e notas de frutos citrinos. Surpreende pela suavidade na boca, frescura e final longo. Um vinho aromático que não é só para cheirar, pois sendo macio e envolvente apetece mantê-lo na boca e continuar a bebê-lo.

Perfil. É melhor quando bebido jovem, mas como tem estrutura e acidez evolui bem na garrafa. No ano seguinte os aromas florais evoluam para aromas mais complexos que vale a pena apreciar.

Como Beber. Servir a 8-10 °C. Ótimo para acompanhar pratos de peixe ou marisco, para beber como aperitivo ou para acompanhar um petisco numa tarde quente de verão.

Dados analíticos:
Álcool – 11.5 % (vol.); pH – 3.2
Acidez total – 7.0 g/L (ácido tartárico)

Castas: Loureiro e Trajadura

Número de garrafas: 30 000

Ficha Técnica