Vinha do Cuco, 2019

Alvarinho – Loureiro
Vinho Regional Minho

Conceito. Fazer um vinho, na região dos vinhos verdes, com uvas maduras, vinificadas com enorme rigor, mas de forma minimalista, de maneira a que o vinho expresse as características das castas e do local de produção.

A Colheita. O ano de 2018 teve um crescimento rápido das videiras até ao final de julho. Agosto foi fresco, especialmente durante a noite, favorecendo uma maturação lenta, com boa acidez e desenvolvimento de aromas. Setembro foi quente e seco permitindo a maturação completa das uvas a sua colheita em tempo oportuno.

Tecnologia. Esmagamento com desengace total das uvas, seguido de prensagem suave e decantação natural durante 48 horas. Fermentação a 18 °C, em cuba inox, seguida de trasfega. Filtração apertada e engarrafamento com pouco sulfuroso.

Notas de prova. É um vinho cativante pelo aroma elegante e intenso. Surpreende na boca pela amplitude, frescura e persistência aromática, que termina num final longo e macio, marcado pela mineralidade. A combinação de um nariz elegante com estrutura e complexidade na boca faz com o que vinho seja muito agradável de beber..

Perfil. Pode ser bebido jovem, mas como tem estrutura e acidez evolui muito bem em garrafa e costuma estar melhor ao fim de um ano.

Como beber. Servir a 10 °C sem decantação, para se apreciarem as mutações que o aroma sofre nos primeiros 15 minutos. Ótimo para acompanhar pratos pouco condimentados ou como aperitivo.

Prémios. Concurso internacional “Albarinos al Mundo”, Medalha de Prata na colheita de 2013 e Grande Medalha de Ouro na colheita de 2015. Sakura Wine Awards, Japan, Medalha de Prata na colheita de 2016

Dados analíticos:
Álcool – 12.5 % (vol.); pH – 3.2
Acidez total – 6.9 g/L (ácido tartárico.)

Castas: Alvarinho (55%) e Loureiro (45%)
Número de garrafas: 10 000