Vinha da Bouça, 2018

 

Alvarinho
Vinho Regional Minho

Conceito. As uvas do Vinha da Bouça provêm de um pequeno nicho ecológico de características únicas, no alto da Quinta do Ermízio, são colhidas no ponto ótimo de maturação e vinificadas de forma minimalista para preservar o carácter da casta Alvarinho e do terroir.

A colheita. O ano de 2018 teve um crescimento rápido das videiras até ao final de julho. Agosto foi fresco, especialmente durante a noite, favorecendo uma maturação lenta, com boa acidez e desenvolvimento de aromas. Setembro foi quente e seco permitindo a maturação completa das uvas a sua colheita em tempo oportuno.

Tecnologia. Esmagamento das uvas com desengace total, seguido de prensagem suave e decantação natural. Fermentação a 18 °C em cuba de inox, seguida de trasfega e levantamento de borras finas. Filtração sem frio e engarrafamento com pouco sulfuroso.

Notas de prova. Um Alvarinho diferente pela sua mineralidade. Aroma delicado e suave. Fresco na boca com notas de fruta e sabores minerais. Boa estrutura, com um final longo e redondo. Vinho refrescante e harmonioso no palato, que requer algum tempo até ser bem compreendido

Perfil. Agradável enquanto jovem, melhora com o envelhecimento em garrafa onde adquire aromas mais complexos e um agradável volume na boca.

Como beber. Servir a 10 °C sem decantação, para se apreciarem as mutações que vinho sofre no copo. Acompanha pratos de peixe ou pratos de carne pouco condimentados.

Prémios. Concurso internacional “Albarinos al Mundo”, medalha de ouro para as colheitas 2011, 2013, 2015 e 2016. Mundus Vini: Medalha de Prata para a colheita 2016.

Dados técnicos:
Alcool – 13.0 % (vol.); pH – 3.1
Acidez total – 6.8 g/L (ácido tartárico);

Casta: Alvarinho (100%)
Número de garrafas: 10 000

Ficha Técnica